×

PRÊMIO COMPLIANCE BRASIL

O Prêmio Compliance Brasil cobre todo território nacional e tem como objetivo valorizar empresas que realmente buscam o cumprimento voluntário das leis, que possuem critérios de auto controle e auto gestão e que busca a sustentabilidade e a integridade através do compliance.

O Prêmio Compliance Brasil é uma iniciativa que certifica a excelência da gestão corporativa. Portanto, associar sua marca a ele é uma grande oportunidade de chancelar seus compromissos com as diretrizes da integridade.

A recente responsabilização e, até, penalização de CEOs, Diretores e Técnicos por desvios de conduta das marcas que estes representam, mostra que faz bem manter-se em compliance. Nesse cenário, se faz necessário o reconhecimento e valorização de empresas e órgãos que atuam em conformidade com as leis e boas práticas de mercado

O Prêmio é baseado em pesquisas que contam com amostras de aproximadamente 1,5 mil organizações, de grande e médio porte, que buscam a excelência de sua gestão através das certificações internacionais, do cumprimento da legislação aplicável ao seu negócio e da implantação de ações que promovam a melhoria contínua de seus processos, produtos e serviços.

QUEM PARTICIPA?

Todas as organizações que realizam o monitoramento da sua conformidade legal através do SOGI – Software de Gestão Integrada e/ou que realizam a gestão de resíduos através do software VG Resíduos.

Os clientes do SOGI e VG Resíduos participam automaticamente do Prêmio Compliance Brasil. Empresas que realizam a gestão de Compliance ou Resíduos utilizando outras metodologias e têm interesse em participar, é necessário entrar em contato com comunicacao@verdeghaia.com.br.

O IV Prêmio Compliance Brasil é realizado apenas no Brasil, não sendo concorrentes empresas de outras nacionalidades que utilizam o sistema.

CATEGORIAS

O IV Prêmio Compliance Brasil baseia-se na análise na conformidade legal das empresas usuárias do SOGI – Software de Gestão Integrada e no desempenho na gestão de resíduos das empresas usuárias do VG Resíduos.
Conheça as categorias:

  • Categorias prêmio compliance Brasil

    Gestão Integrada

  • Categorias prêmio compliance Brasil

    Meio Ambiente

  • Categorias prêmio compliance Brasil

    Saúde e Segurança

  • Categorias prêmio compliance Brasil

    Segurança de Alimentos

  • Categorias prêmio compliance Brasil

    Qualidade

  • Categorias prêmio compliance Brasil

    Energia

  • Categorias prêmio compliance Brasil

    Responsabilidade Social

  • Categorias prêmio compliance Brasil

    Cadeia Logística

  • Categorias prêmio compliance Brasil

    Resíduos

  • Categorias prêmio compliance Brasil

    Inovação

METODOLOGIA

A Metodologia do IV Prêmio Compliance Brasil é baseada em um sistema de pontuação, a partir de critérios estabelecidos para cada categoria, conforme descrito abaixo.

Categorias: Meio Ambiente, Saúde e Segurança Ocupacional, Qualidade, Energia, Responsabilidade Social, Cadeia Logística

Análise quantitativa e qualitativa do nível de atendimento da empresa quanto aos requisitos legais aplicáveis ao seu negócio, no que se refere às áreas de qualidade, meio ambiente, saúde e segurança no trabalho, responsabilidade social, energia e segurança de alimentos. Período base: Análise dos dados de janeiro de 2018 a dezembro de 2018 – Ano Base 2018.

Análise Quantitativa

Para a Análise Quantitativa são utilizados os módulos LIRA e AUDITORIA, que permitem avaliar as informações e indicadores de conformidade legal de cada organização. Neles são mensurados os resultados obtidos através da média aritmética dos itens abaixo, ganhando quem tiver a maior porcentagem de atendimento:

Requisitos validados (peso 1);
Conformidade das obrigações (peso 2)
Conformidade dos requisitos federais e estaduais (peso 2);
Conformidade dos requisitos na Auditoria de Conformidade Legal* (peso 3).

*Participarão da segunda fase, Análise Qualitativa, as empresas que realizaram Auditoria de Conformidade Legal com a Verde Ghaia, sendo esta a única maneira de comprovar os dados quantitativos. Caso sua empresa realize a Auditoria de Conformidade Legal internamente ou com terceiros, mas tem interesse em participar do Prêmio Compliance Brasil, será necessária a verificação de dados por parte dos nossos Auditores. Entre em contato através deste e-mail para solicitar comunicacao@verdeghaia.com.br.

Análise Qualitativa

A Análise Qualitativa passa por duas fases: 1 – Envio de questionário aos 20 primeiros colocados e solicitação de documentos. 2 – Percepção dos Auditores da VERDE GHAIA durante a realização das Auditorias de Conformidade Legal, executadas in loco, para garantia de qualidade e padrão das informações a serem colhidas. A Análise Qualitativa dos Auditores é realizada nos 10 primeiros colocados de cada categoria, após filtro da Análise Quantitativa e da documentação enviada. Serão analisados pelos Auditores questões como:

1 – Avaliação do comprometimento e colaboração de todos na empresa com o sistema de gestão.

2 – Verificação de boas práticas ambientais, de saúde e segurança e de segurança dos alimentos (se aplicável), bem como projetos de eficiência que alimentam o sistema de gestão tornando-o mais robusto.

3 – Colaboração e investimento da alta direção na capacitação dos colaboradores que são responsáveis pelo monitoramento do SOGI e sistema de gestão.

4 – Se as não conformidades constatadas na Auditoria de Conformidade Legal são analisadas e priorizadas de acordo com o risco da organização.

5 – Se a amostragem da Auditoria foi significativa para demonstrar a conformidade com os requisitos legais. Conclusão As análises quantitativas e qualitativas são feitas separadamente por sistemas e, posteriormente, por unificado em Sistemas de Gestão Integrados, para as empresas que possuem três ou mais sistemas implantados.

Categoria Resíduos

O Prêmio é baseado em pesquisas que contam com amostras de aproximadamente 1,2 mil geradores de resíduos que utilizam o software VG Resíduos e que realizaram um mínimo de 50 destinações no período de avaliação.

A Metodologia é baseada em um sistema de pontuação conforme descrito abaixo, que será avaliado durante o período base de 1 jun-2018 a 31 mai-2019 (últimos 12 meses). Critérios:

– Obrigatoriedade de no mínimo 50 destinações no período.
– A premiação será dividida por indústria

São definidos pesos para as formas de destinação existentes na plataforma: Recuperação, reutilização e reciclagem (peso 10); Disposição em aterro licenciado (peso 3); Aterro não licenciado / lixão (peso 0); Produção de energia / biomassa (peso 10); Queima controlada (peso 7); Incineração (peso 5).

Este peso é aplicado às destinações de cada empresa multiplicado pela quantidade das destinações, gerando, assim, uma nota final por empresa de 0 a 10.

Categoria Inovação

Essa categoria é uma homenagem a projetos de sucessos aos quais a Verde Ghaia tem a honra de participar, principalmente pelo fato de colaborar para um mundo melhor. Nesta categoria serão revelados trabalhos que interferem diretamente na qualidade de vida da população brasileira.

A avaliação é feita através do mesmo conselho que participa das outras categorias, mas com um olhar voltado para a responsabilidade social, para a ambição e gana da empresa para alcançar o resultado esperado. Um olhar para a vontade da empresa de ser e de apresentar melhores resultados para os usuários ou consumidores de seus produtos e serviços.

CURADORIA

O processo é conduzido por um corpo técnico formado por Auditores Líderes em Meio Ambiente, Saúde e Segurança no Trabalho, Responsabilidade Social, Qualidade e Segurança de Alimentos, Engenheiros Ambientais, Engenheiros de Segurança, Engenheiros de Alimentos, Consultores Jurídicos, Gestores de Tecnologia da Informação e de Projetos.

RESULTADOS

O resultado da 1ª Etapa – Análise Quantitativa – será divulgado em março de 2019. Os 20 primeiros colocados em cada categoria serão comunicados e deverão enviar questionário e documentos solicitados. O resultado da 2ª Etapa – Análise Qualitativa – será divulgado em junho de 2019, em evento de premiação a se realizar em Belo Horizonte, no Sicepot – Av. Barão Homem de Melo, 3090 – Belo Horizonte / MG. As empresas vencedoras deverão ser representadas por seus gestores para receber a premiação na data e horário indicados no Convite.

1º lugar

Troféu e ampla divulgação das atividades de sucesso do seu sistema de gestão nos meios de comunicação do Grupo Verde Ghaia e assessoria de imprensa nacional.

2º e 3º lugar

Placa de homenagem e ampla divulgação das atividades de sucesso do seu sistema de gestão nos meios de comunicação do Grupo Verde Ghaia e assessoria de imprensa nacional.