Regulamento | Prêmio Compliance Brasil 2019
×

REGULAMENTO

O Prêmio Compliance Brasil de Sustentabilidade cobre todo território nacional e tem como objetivo valorizar quem realmente busca o cumprimento voluntário das leis, quem possui critérios de auto controle e auto gestão e para quem busca a sustentabilidade e a integridade através do compliance.

O Prêmio é uma iniciativa que certifica a excelência da gestão corporativa. Portanto, associar sua marca a ele é uma grande oportunidade de chancelar seus compromissos com as diretrizes da integridade.

A recente responsabilização e, até, penalização de CEOs, Diretores e Técnicos por desvios de conduta das marcas que estes representam, mostra que faz bem manter-se em compliance. Nesse cenário, se faz necessário o reconhecimento e valorização de empresas e órgãos que atuam em conformidade com as leis e boas práticas de mercado

O Prêmio é baseado em pesquisas que contam com amostras de aproximadamente 2 mil organizações, de grande e médio porte, que buscam a excelência de sua gestão através das certificações internacionais, do cumprimento da legislação aplicável ao seu negócio e da implantação de ações que promovam a melhoria contínua de seus processos, produtos e serviços.

QUEM PODE PARTICIPAR

Todas as organizações que realizam o monitoramento de Desempenho Legal nas áreas de Meio Ambiente, Saúde e Segurança, Qualidade, Segurança de Alimentos, Responsabilidade Social.

O V Prêmio Compliance Brasil de Sustentabilidade é realizado apenas no Brasil, não sendo concorrentes empresas de outras nacionalidades que utilizam o sistema.

INSCRIÇÃO

1. Empresas que fazem uso do SOGI em sua gestão legal participam automaticamente do Prêmio Compliance Brasil, devido ao sistema ser a principal metodologia desta concorrência.

2. Empresas que realizam a gestão de compliance utilizando outras metodologias e têm interesse em participar, é necessário entrar em contato com comunicacao@verdeghaia.com.br até 17 de abril de 2020 para envio e avaliação de relatório de Auditoria de Conformidade Legal e assim concorrer nas categorias PICS e Personalidade do Ano (veja mais informações na Metodologia).

3. Empresas que são usuárias do SOGI e querem melhorar sua gestão para estar entre as melhores na Edição em 2021 ou empresas que querem realizar sua gestão legal através do SOGI e também participar da edição de 2021, cliquem no botão abaixo e saibam mais.

CATEGORIAS

O V Prêmio Compliance Brasil de Sustentabilidade baseia-se na análise do Desempenho Legal dos usuários do SOGI – Software de Gestão Integrada. Esta categoria é subdividida nas seguintes categorias:

  • Categorias prêmio compliance Brasil

    Gestão Integrada

  • Categorias prêmio compliance Brasil

    Meio Ambiente

  • Categorias prêmio compliance Brasil

    Saúde e Segurança

  • Categorias prêmio compliance Brasil

    Segurança de Alimentos

  • Categorias prêmio compliance Brasil

    Qualidade

  • Categorias prêmio compliance Brasil

    Responsabilidade Social

  • Categorias prêmio compliance Brasil

    Personalidade do ano

METODOLOGIA

A Metodologia do V Prêmio Compliance Brasil de Sustentabilidade é baseada em um sistema de pontuação, a partir de critérios estabelecidos para cada categoria, conforme descrito abaixo.

CATEGORIAS MEIO AMBIENTE, SAÚDE E SEGURANÇA OCUPACIONAL, SEGURANÇA DE ALIMENTOS, QUALIDADE, RESPONSABILIDADE SOCIAL E GESTÃO INTEGRADA.

Análise quantitativa e qualitativa do nível de atendimento da empresa quanto aos requisitos legais aplicáveis ao seu negócio, no que se refere às áreas de qualidade, meio ambiente, saúde e segurança no trabalho, responsabilidade social e segurança de alimentos.

Período base: Análise dos dados de janeiro de 2019 a dezembro de 2019 – Ano Base 2019.

Análise Quantitativa

Para a Análise Quantitativa são utilizados os módulos LIA, LIRA e AUDITORIA do SOGI, que permitem avaliar as informações e indicadores de conformidade legal de cada organização. Neles são mensurados os resultados obtidos através da média aritmética dos itens abaixo, ganhando quem tiver a maior porcentagem de atendimento:

  • Requisitos validados (peso 1);
  • Conformidade das obrigações (peso 2);
  • Conformidade dos requisitos federais e estaduais (peso 2);
  • Conformidade dos requisitos na Auditoria de Conformidade Legal* (peso 3 – Auditoria Verde Ghaia / peso 1 – Auditoria terceiro).

*Participarão da segunda fase, Análise Qualitativa, as empresas que realizaram Auditoria de Conformidade Legal, sendo esta a única maneira de comprovar os dados quantitativos.

** Categoria Responsabilidade Social é preciso envio de case para comprovação das ações voltadas à gestão: comunicacao@verdeghaia.com.br até 21 de outubro.

Caso sua empresa fique entre as finalistas, mas tenha realizado a Auditoria de Conformidade Legal internamente ou com terceiros, a Verde Ghaia enviará comunicado para que envie até 03/08/2020 Relatório de Auditoria de Conformidade Legal com os dados abaixo para verificação por parte dos nossos Auditores:

  1. Sistema Auditado (um dos citados acima)*;
  2. Requisitos Auditados;
  3. Requisitos Conformes;
  4. Requisitos Não Conformes;
  5. Requisitos Não Aplicáveis;
  6. Obrigações Conformes;
  7. Obrigações Não Conformes;
  8. Obrigações Não Aplicáveis;
  9. Nº total de requisitos aplicáveis;
  10. Pontos Fortes;
  11. Sugestões de Melhoria; e
  12. Carta de ciência do AUDITOR com OAB formalizando que a organização está pleiteando o prêmio com base nas informações da auditoria.
*No caso do Sistema de Gestão de Responsabilidade Social, acrescenta-se envio de case com máximo de 10 slides, descrevendo as ações.

O envio deve ser feito para comunicacao@verdeghaia.com.br.

Análise Qualitativa

A Análise Qualitativa passa por duas fases:

  1. Envio de questionário aos 20 primeiros colocados e solicitação de documentos.
  2. Percepção dos Auditores da Verde Ghaia durante a realização das Auditorias de Conformidade Legal, executadas in loco, para garantia de qualidade e padrão das informações a serem colhidas.

A Análise Qualitativa dos Auditores é realizada nos 10 primeiros colocados de cada categoria, após filtro da Análise Quantitativa e da documentação enviada. Serão analisados pelos Auditores questões como:

  1. Avaliação do comprometimento e colaboração de todos na empresa com o sistema de gestão.
  2. Verificação de boas práticas ambientais, de saúde e segurança e de segurança dos alimentos (se aplicável), bem como projetos de eficiência que alimentam o sistema de gestão tornando-o mais robusto.
  3. Colaboração e investimento da alta direção na capacitação dos colaboradores que são responsáveis pelo monitoramento do SOGI e sistema de gestão.
  4. Se as não conformidades constatadas na Auditoria de Conformidade Legal são analisadas e priorizadas de acordo com o risco da organização.
  5. Se a amostragem da Auditoria foi significativa para demonstrar a conformidade com os requisitos legais.

Conclusão

As análises quantitativas e qualitativas são feitas separadamente por sistemas e, posteriormente, por unificado em Sistemas de Gestão Integrados, para as empresas que possuem três ou mais sistemas implantados.

CATEGORIA PERSONALIDADE DO ANO

O prêmio Personalidade do Ano é um reconhecimento a pessoas as quais o Grupo Verde Ghaia e o Grupo Voto conhecem trajetória e têm a honra de homenagear, principalmente pelo fato de colaborar para um mundo melhor e por suas ações inovadoras.

Nesta categoria são revelados trabalhos e personalidades que interferem diretamente na qualidade de vida da população brasileira.

A avaliação é feita através do mesmo conselho administrativo de ambas instituições, feito com um olhar voltado para a responsabilidade social, para a ambição e gana da personalidade em alcançar o resultado esperado. Um olhar para a vontade de alcançar melhores resultados para os usuários ou consumidores de seus produtos e serviços. 

Nesta categoria é aberto o envio de cases – apresentações de no máximo 15 slides – para comunicacao@verdeghaia.com.br até o dia 17 de abril.

CURADORIA

O processo é conduzido por um corpo técnico formado por Auditores Líderes em Meio Ambiente, Saúde e Segurança no Trabalho, Responsabilidade Social, Qualidade e Segurança de Alimentos, Engenheiros Ambientais, Engenheiros de Segurança, Engenheiros de Alimentos, Consultores Jurídicos, Gestores de Tecnologia da Informação e de Projetos.

RESULTADOS

O resultado da 1ª Etapa – Análise Quantitativa – será divulgado em setembro de 2020.

Os 20 primeiros colocados em cada categoria serão comunicados e deverão enviar questionário e documentos solicitados.

O resultado da 2ª Etapa – Análise Qualitativa – será divulgado em novembro de 2020, em evento de premiação a se realizar em São Paulo / SP.

As empresas vencedoras deverão ser representadas por seus gestores para receber a premiação na data e horário indicados no Convite.

1º lugar

Troféu e ampla divulgação das atividades de sucesso do seu sistema de gestão nos meios de comunicação da  Verde Ghaia e assessoria de imprensa nacional.

2º e 3º lugar

Placa de homenagem e ampla divulgação das atividades de sucesso do seu sistema de gestão nos meios de comunicação da Verde Ghaia e assessoria de imprensa nacional.